« Home | Dia 28 Acorda no Séc XXI » | Revista Jovem Socialista » | DUARTE CORDEIRO - UM PROGRAMA PARA A JUVENTUDE » | JS reage às declarações de Manuela Ferreira Leite » | Festival de Verão JS 2009 com Rentrée do PS » | A Juventude Socialista convida-te a participar no ... » | Foi hoje publicada a Lei que estabelece a aplicaçã... » | Revista Jovem Socialista » | JS não integra lista do Partido Socialista às Elei... » | Revista Jovem Socialista » 

terça-feira, setembro 15, 2009 

Duarte Cordeiro em entrevista à agência Lusa



Lisboa, 14 Set (Lusa) - A Juventude Socialista (JS) procurará na campanha eleitoral para as legislativas transmitir aos jovens o apelo ao voto útil: “Se estás na dúvida não assumas o risco, vota no PS” é a ideia-chave.

Em entrevista à agência Lusa, o líder da JS, Duarte Cordeiro, revelou-se “confiante” numa vitória socialista nas legislativas, embora se mostre reticente num triunfo seguro do partido: “Não estou certo que o PS vá ganhar tranquilamente”, refere.

O trabalho da JS na campanha eleitoral será o de apelar ao voto no PS junto das franjas mais jovens do eleitorado, um voto para contrariar um “risco” de vitória do PSD.

“O nosso trabalho vai ser exactamente esse: dizer que há mesmo o risco de ela [Manuela Ferreira Leite] ser eleita primeira-ministra, e portanto 'se estás na dúvida não assumas o risco, vota no PS'. Vai ser esse o discurso que vamos adoptar com os jovens portugueses", sublinha o secretário-geral da JS.

Actualmente, a JS tem cerca de 40 mil militantes e encontra-se organizada em todos os distritos de Portugal, não tendo órgãos eleitos apenas em Viana do Castelo.

Em Agosto, a JS organizou um acampamento para jovens, que marcou então a "rentrée" dos socialistas, com um discurso do secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates.

"O nosso trabalho já começou. Começa sempre por fazermos um balanço do Governo, tentar perceber, junto das propostas que fizemos em 2005 e das que fomos acrescentando ao longo destes quatro anos, o que é que foi feito e avançar com um novo conjunto de propostas políticas para a próxima legislatura", sintetiza o líder da JS, que reconhece que existem “aspectos a melhorar” e propostas políticas a “aprofundar”.

Para Duarte Cordeiro, os jovens portugueses encontram-se hoje em dia “em menos contacto com a informação” de teor político, sendo disso exemplo, inclusive, um estudo “muito elucidativo" encomendado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, sobre o conhecimento dos jovens sobre a política.

“[Os jovens] Não compram jornais na quantidade que compram outras pessoas de outras faixas etárias, recorrem muito à informação 'online', e mesmo assim não é muito frequente o acesso à informação. Estamos a trabalhar com públicos menos informados e temos que entrar naquilo que é o circuito de informação que eles conhecem: redes sociais e jornais 'online'", sublinha o secretário-geral da JS.

Duarte Cordeiro foi eleito no XVI Congresso da JS no Porto em Junho de 2008. Tem 30 anos e é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa.

PPF.

in http://www.juventudesocialista.org/

Marcadores:

Sobre Nós

  • JS Castanheira de Pera
  • Leiria, Castanheira de Pera, Portugal
  • A Juventude Socialista de Castanheira de Pera(JS) é uma organização política de esquerda que surge como juventude partidária do Partido Socialista. A JS Castanheira de Pera encontra nesta corrente política e ideológica um projecto progressista de restruturação e transformação social, centrada nos valores da Igualdade, da Solidariedade e da Liberdade! Composta por jovens que se dizem insatisfeitos com o mundo em que vivem, esta organização defende uma sociedade livre de injustiças, desigualdades e de pobreza, que saiba respeitar e ser tolerante com as diferenças. Lutam por uma sociedade onde o desenvolvimento é sustentável e que, portanto, respeita e protege o ambiente. Pretende uma sociedade próspera e avançada culturalmente, capaz de assegurar a todos educação e cuidados de saúde de qualidade, protecção social e emprego com direitos. Os jovens socialistas são internacionalistas e radicais na defesa da paz. É por esta razão que a intervenção política desta organização também passa pela procura e pela defesa de uma alternativa para um mundo muito marcado pela desigualdade, pela pobreza e pela guerra. Junta-te à nós!! Esquerda é Juventude!!
Profile