« Home | JS Castanheira de Pera na Universidade de Outono 2010 » | JS quer fim dos estágios não- remunerados » | Revista Jovem Socialista n. 498 » | Universidade de Outono 2010 » | JS Castanheira de Pera representada na ANJAS » | AVISO CONVOCATÓRIA - CONCELHIA Castanheira de Pera » | ACADEMIA DE FORMAÇÃO POLÍTICA » | Revista Jovem Socialista n. 497 » | Academia de Formação Política » | Mais eficiência e reforço da justiça nas bolsas de... » 

segunda-feira, novembro 29, 2010 

III Sessão do Ciclo de Conferências



A Federação Distrital de Leiria da Juventude Socialista (JS) vai levar a efeito no próximo dia 3 de Dezembro de 2010 (Sexta-Feira), a partir das 14 Horas, no Auditório da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP), em Pedrógão Grande, a terceira sessão do Ciclo de Conferências subordinadas ao tema “100 Anos de República em Portugal”, iniciativa que se insere no programa de Comemorações do Centenário da Implantação da República (1910-2010), a desenvolver por esta estrutura política de juventude.

Sob o tema "100 Anos de República em Portugal", este ciclo de conferências, que decorre de Outubro de 2010 a Janeiro de 2011, em regime de periodicidade mensal, pretende comemorar e evocar o Centenário da República, fomentar a reflexão, a partilha de informação e o debate sobre o ideário republicano e os acontecimentos históricos que conduziram à Revolução do 5 de Outubro de 1910, bem como honrar a memória daqueles que se entregaram à causa da República e da sua proclamação.

Para esta sessão os conferencistas convidados são João Bonifácio Serra, Historiador, Professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que irá proferir a conferência com o título “Da implantação à queda da I República”, Maria Cândida Proença, Professora Catedrática do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que irá falar sobre “República e Ensino”, Isabel Lousada, Investigadora em Faces de Eva – Cesnova – Centro de Estudos de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que vai intervir sobre o tema “República e as Mulheres”, e, Pedro Delgado Alves, Secretário-Geral da JS, que irá abordar a conferência, sob o tema “República do Século XXI”. A moderação deste Ciclo de Conferências estará a cargo de Diogo Coelho, Presidente da Federação Distrital de Leiria da JS.

A Sessão de Abertura do Ciclo de Conferências "100 Anos de República em Portugal" contará com a presença de Diogo Coelho, Presidente da Federação Distrital de Leiria da JS.

A iniciativa, organizada pela Federação Distrital de Leiria da JS, conta com a colaboração da Concelhia de Pedrógão Grande da JS, e enquadra-se no âmbito da programação das comemorações que assinalam o Centenário da Implantação da República, a promover pela Federação Distrital de Leiria da JS.

O Ciclo de Conferências “100 Anos de República em Portugal”, de entrada livre e gratuita, pretende ser um local onde todos os intervenientes (conferencistas e público) possam interagir e reflectir, estando, por isso, previsto um período de debate, que se espera animado, vivo e enriquecedor para todos aqueles que tiverem o privilégio de nele participar.

Marcadores:

Sobre Nós

  • JS Castanheira de Pera
  • Leiria, Castanheira de Pera, Portugal
  • A Juventude Socialista de Castanheira de Pera(JS) é uma organização política de esquerda que surge como juventude partidária do Partido Socialista. A JS Castanheira de Pera encontra nesta corrente política e ideológica um projecto progressista de restruturação e transformação social, centrada nos valores da Igualdade, da Solidariedade e da Liberdade! Composta por jovens que se dizem insatisfeitos com o mundo em que vivem, esta organização defende uma sociedade livre de injustiças, desigualdades e de pobreza, que saiba respeitar e ser tolerante com as diferenças. Lutam por uma sociedade onde o desenvolvimento é sustentável e que, portanto, respeita e protege o ambiente. Pretende uma sociedade próspera e avançada culturalmente, capaz de assegurar a todos educação e cuidados de saúde de qualidade, protecção social e emprego com direitos. Os jovens socialistas são internacionalistas e radicais na defesa da paz. É por esta razão que a intervenção política desta organização também passa pela procura e pela defesa de uma alternativa para um mundo muito marcado pela desigualdade, pela pobreza e pela guerra. Junta-te à nós!! Esquerda é Juventude!!
Profile